Última parcela dos auxílios Caminhoneiro e Taxista é paga hoje
Instituídos em agosto, benefícios emergenciais acabam neste mês
Motoristas de carga autônomos e de táxi de todo o país recebem hoje sexta(9) a última parcela dos auxílios Caminhoneiro e Taxista, no valor de R$ 1 mil. Criados por emenda à Constituição que decretou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, os auxílios Caminhoneiro e Taxista serão pagos até dezembro.
Autodeclaração
No Auxílio Caminhoneiro, o governo preparou um portal para o motorista pedir o benefício. De agosto até o fim de novembro, os transportadores autônomos de carga puderam fazer a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o BEm Caminhoneiro-TAC. Usado para fazer a autodeclaração, o Portal Emprega Brasil hoje só permite a consulta à situação do Auxílio Caminhoneiro e Taxista.
Quem tem direito
Também chamado de Benefício Emergencial Caminhoneiro, o auxílio é pago a cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que possuir. O pagamento do BEm-Caminhoneiro foi revisado todos os meses. Em cada lote de pagamento, a ANTT encaminhou ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos transportadores autônomos de cargas que estavam na situação “ativo” no RNTR-C.
Auxílio Taxista
Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio.
Com informações da agência Brasil