Comissão de Direitos Humanos da Alepa entrega a comenda Paulo Frota à defensores de direitos humanos
A Sessão Solene foi realizada no plenário Newton Miranda nesta quarta-feira , depois de dois anos de interrupção, por causa da pandemia da Covid-19. A solenidade deste ano marca a retomada da cerimônia presencial. No total, 77 pessoas e instituições ligadas à defesa dos direitos humanos foram agraciadas com a Comenda Paulo Frota.
O deputado Carlos Bordalo, que preside a Comissão Permanente de Direitos Humanos e defesa do Consumidor , conduziu a solenidade, antecedendo o Dia Internacional de Direitos Humanos, comemorado no próximo dia 10 de dezembro.
O deputado Bordalo, destaca que a medalha Paulo Frota, representa o reconhecimento do parlamento do Pará às iniciativas que promovam e defendam os direitos humanos, a vida, a integridade de comunidades tradicionais e que promovam a saúde, a educação e o saneamento básico contribuindo para um Pará mais humano.
Ele ressaltou a importância da democracia para a garantia de direitos. “A democracia é um direito fundamental, que não pode ser ameaçado. Defender a democracia também é fundamental na luta pelos direitos humanos. A desigualdade social cria um fosso cada vez mais profundo entre os poucos que têm muito e a maioria que não possui o básico, e isso é um dos elementos negadores de direitos humanos”, avaliou o parlamentar.
Para o deputado Carlos Bordalo, “o cidadão privado do mais primário direito – que é a alimentação – precisa ser protegido”, afirmou, lembrando dos quase 40 milhões de brasileiros que passam fome ou vivem em insegurança alimentar no país. “Essa estatística vergonhosa é uma afronta civilizatória, e esta sessão é uma oportunidade , um convite para que todos persistam na luta em defesa dos direitos humanos da nossa população”, concluiu.
Com informações da ALEPA