Pará

Poli Lago de Tucuruí disponibiliza Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista

De agosto para cá, serviços do NATEA já alcançaram mais de 800 atendimentos neste ano de 2022 na unidade hospitalar

Desde o mês de agosto, a Policlínica Lago de Tucuruí tem oferecido atendimento especializado para crianças, adolescentes e adultos que tenham o TEA, por meio do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista. Até o mês de novembro de 2022, a unidade registrou a marca de 800 atendimentos pelo programa.

“O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos”, pondera Roberta Pompeu, psicóloga e supervisora técnica da Poli Lago de Tucuruí.
Ao ser encaminhado para a unidade com suspeita do diagnóstico, o paciente passará a contemplar os serviços oferecidos pelo Núcleo. O plano de tratamento de cada paciente é desenvolvido de forma individual, levando em consideração as suas características e necessidades, como explica Roberta. “Esse usuário passará a ser acompanhado por uma equipe de médicos, psicólogos, assistente social, fonoaudiólogos e educador físico. Assim, conseguimos traçar as melhores intervenções de tratamento, sempre baseadas em evidências científicas, como por exemplo, treinos de habilidades sociais, integração sensorial e análise e treinamentos de tarefas da vida diária”.

Além disso, a unidade disponibiliza treinamentos para a família de cada paciente, tendo como objetivo a continuidade do tratamento em casa. «Sabemos da importância que os atendimentos proporcionados pelo NATEA possuem para a população de Tucuruí e localidades próximas. Por isso, a nossa meta é que, até o próximo ano, possamos atender até cem pessoas com TEA», frisou a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Louhanna Silva.

A Poli Lago de Tucuruí iniciou as operações no dia 26 de junho. Ela mantém infraestrutura para realizar até 9 mil atendimentos por mês, com 36 especialidades médicas e não médicas.

Com informações da Agência Pará

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »