Pará

Procon fiscaliza lojas do Centro Comercial de Belém às vésperas da ‘Black Friday’

Lojas de departamentos, óticas e de vestuário foram alvo de fiscalização pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, nesta terça-feira (22)

Lojas de departamentos, óticas e de vestuários foram alvo de uma fiscalização feita pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, que ocorreu nesta terça-feira (22), na rua Santo Antônio, centro comercial de Belém. Produtos à venda com descontos para a ‘Black Friday’ foram vistoriados, juntamente com notas dos dias anteriores à grande promoção. 

Na época de ofertas atraentes no comércio, o Procon Pará verificou se há aumentos de preços nos dias que antecedem o evento que busquem simular descontos na data especial, os fiscais procuram identificar irregularidades como descumprimento da oferta, publicidade enganosa e falta de informação clara sobre produtos expostos à venda.

De acordo com Edson Costa, fiscal do Procon Pará, disse que o objetivo do Procon é garantir que nenhum consumidor saia lesado das compras. “A nossa fiscalização nas ruas para fazer a verificação dos preços e condições, além de apurar eventuais denúncias. Mas lembramos que o maior fiscal é o próprio consumidor”, esclareceu. 

Ao todo, seis estabelecimentos comerciais foram visitados. Em nenhum deles foram encontradas irregularidades nos produtos disponíveis para a venda. Uma das lojas, ainda não havia identificado quais produtos estarão à disposição dos consumidores para as compras da ‘Black Friday’.

Gerente de uma loja de departamentos, Gleiciane Rodrigues, disse que está atenta ao que é previsto no Código de Defesa do Consumidor. “Todos os nossos produtos estão identificados e seguimos à risca o que determina a lei”, explicou a funcionária.

A estudante Ádria Gomes também ressaltou a importância da fiscalização do Procon. “É sempre bom que o Procon possa garantir que nós façamos uma compra com a segurança que precisamos e nos explique ‘in loco’ o que pode e o que não pode nas compras da Black friday”, disse. 

Com relação às compras feitas nas promoções da próxima sexta-feira, 25 de novembro, o Procon Pará alerta que o consumidor deve ficar atento, especialmente quanto aos prazos de entrega, defeitos e cobranças indevidas. Caso verifique alguma infração, é importante procurar uma unidade do Procon para registrar sua reclamação ou utilizar a plataforma online www.consumidor.gov.br. 

SERVIÇO

Havendo alguma irregularidade, o consumidor pode procurar a sede do Procon, na travessa Lomas Valentinas, nº1.150, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro Pedreira, em Belém. Também é possível ter a assistência nos polos de atendimento na Usipaz do Icuí, Cabanagem e Bengui. Outros postos de atendimentos são os shoppings Pátio Belém e Grão Pará. Para registrar a reclamação, o consumidor deve portar RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a reclamação.

Reprodução: Agência Pará

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