Maioria dos membros condenam guerra na Ucrânia

O Grupo dos 20 (G20) adotou, por unanimidade, declaração nesta quarta-feira (16) afirmando que a maioria dos membros condena a guerra na Ucrânia.
Os líderes das maiores economias do mundo também concordaram em acompanhar cuidadosamente as elevações das taxas de juros e alertaram para o “aumento da volatilidade” nos movimentos cambiais, mas foi a Ucrânia que dominou a cúpula na ilha indonésia de Bali.
“A maioria dos membros condenou veementemente a guerra na Ucrânia”, disseram os líderes em sua declaração, acrescentando que a Rússia, que é membro do G20, se opôs ao texto.
declaração reconheceu que “havia outros pontos de vista e avaliações diferentes da situação e das sanções”, mas três diplomatas afirmaram que ela foi adotada por unanimidade.
“A discussão sobre isso foi muito, muito dura e, no final, os líderes do G20 concordaram com o conteúdo da declaração, que foi a condenação da guerra porque violou as fronteiras e a integridade do país”, declarou.
Durante pausa nas negociações, os líderes do G20 vestiram camisas brancas, alguns com bonés com o logotipo do G20, e participaram de cerimônia de plantio de mudas de mangue para sinalizar a luta contra as mudanças climáticas.

Com informações da Agência Brasil.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »