Forças de segurança garantem tranquilidade na distribuição dos malotes de provas do Enem 2022
Mais de 4 mil agentes de segurança estão nas ruas de todo o estado desde as primeiras horas da manhã deste domingo (13), para realizar a logística de transporte das provas da 1ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) e garantir mais segurança a todos. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coordena as ações de logística, policiamento ostensivo e monitoramento da “Operação Enem 2022”.
A entrega dos malotes com as provas ocorreu de forma completa nos 805 locais onde o Exame será realizado em 77 municípios do Pará. Na distribuição mais de 3.200 agentes e 384 viaturas da Polícia Militar atuaram em apoio aos Correios, responsável pelo transporte das provas, além das ações ostensivas. A distribuição dos malotes iniciou às 6h e foi concluída por volta de 10h desta manhã, com total segurança e tranquilidade.
A partir do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, em Belém, estão sendo monitoradas quase mil câmeras instaladas em todo o estado, além de que o local está reunindo as informações acerca dos transportes das provas, bem como o início e finalização do certame. Os dados stão sendo repassados ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.
CICCs Regionais – Os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR) foram ativados às 6h, como nos anos anteriores, pelas forças de segurança, para monitorar as atividades realizadas. Treze municípios contarão com os Centros, sendo eles Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. Todas as unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, que atende também toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).
Ocorrências – No município de Santa Isabel, em uma escola estadual foi identificada com uma queda de energia no início da manhã. Uma equipe da Equatorial Energia foi acionada e já resolveu o problema. Em Cametá, a Vila de Carapajó apresentou uma instabilidade na energia, o que está afetando duas escolas municipais da comunidade. A Equatorial Energia está no local para solucionar o problema o mais breve possível.
Ostensividade – O policiamento foi intensificado nas proximidades dos locais de prova e nos pontos de ônibus desde as 10h para garantir maior tranquilidade e segurança aos alunos que estão em deslocamento para a realização do certame. Na capital, a segurança nas escolas do município ficará a cargo da Guarda Municipal de Belém. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar.
Fluxo de trânsito – Na Região Metropolitana de Belém, agentes da Semob e Detran estão desde as 9h organizando o fluxo de veículos a fim de evitar que o acesso aos locais de prova fosse prejudicado. Em casos de acidentes, as equipes estão prontas para identificar os pontos de engarrafamento e reorganizar o trânsito.
Integração – As ações envolvem, de forma conjunta, representantes de várias instituições, a exemplo dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.
Reprodução: Agência Pará