Boletim do Turismo é apresentado em Workshop de Pesca Esportiva

Documento é uma coletânea que traz as principais informações, dados, estudos e normas que compõem a cadeia da atividade econômica do turismo no Pará

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apresentaram o Boletim do Turismo 2022, na manhã desta quinta-feira (10), durante o segundo dia do I Workshop de Pesca Esportiva do Pará, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa). O documento é uma coletânea que compila as principais informações, dados, estudos e normas que compõem a cadeia da atividade econômica do turismo no estado.

“São fontes diversas de informações e levantamentos estatísticos, o cenário do turismo no Pará, a sua configuração, dados de extrema relevância para o Poder Público para tomada de decisões, seja nas esferas municipal, estadual ou federal. As decisões precisam ser pautadas no conhecimento da realidade. E só um boletim completo como esse vai nos dar esse olhar completo, para que possamos na melhor medida possível tomar decisões acertadas”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias.

No Boletim são apresentados os indicadores referentes ao fluxo de turistas no Pará, além de análises referentes aos principais segmentos da cadeia: geração de renda; os investimentos diretos e indutores; e indicadores do mercado de trabalho formal e informal, observando a capacidade do setor na geração de emprego direto e indireto. O boletim também oferece um conjunto de dados que abordam temas como estruturação, qualificação profissional, promoção, apoio à comercialização e eventos, transporte, entre outras temáticas consideradas relevantes para o estado.

André Dias explica a importância dos dados, estudos e normas que compõem a cadeia da atividade econômica do turismo no ParáFoto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáAinda de acordo com André Dias, o Boletim também é crucial para a iniciativa privada. “Quando um empresário vai tomar uma decisão de investir precisa ter a maior quantidade de informações possíveis, afinal, é a sua poupança que está em risco, é a saúde financeira do seu negócio que está em risco. Então quanto mais informações ele tem sobre o fluxo desse turista, sobre o gasto desse turista, o tempo de permanência desse turista, qual a sua procedência e para onde ele está indo, melhor vai ser a decisão de investimento, onde investir, como investir e que estratégia de marketing adotar”, afirma.

O presidente da Fapespa, Marcel Botelho, explica que o papel da Fapespa é produzir ciência, conhecimentos, estudos e dados que estão disponíveis a toda sociedade. “As informações são coletadas de várias fontes diferentes para que cheguemos a uma coletânea, que estamos chamando de Boletim do Turismo. Outro detalhe que eu gostaria de enfatizar é que nenhum de nós isoladamente tem todos esses números. Esse é um documento que congrega a informação de várias secretarias, prefeituras, órgãos estaduais e federais. A pesquisa busca trazer a realidade. E se nós queremos mudar essa realidade, precisamos compreender onde estamos, que rumo nós queremos estabelecer para o futuro e o que precisamos fazer”, finaliza Botelho.

O detalhamento dos números e o lançamento oficial do Boletim do Turismo do Pará 2022 será feito em uma solenidade do evento Café com Números, na primeira quinzena de dezembro deste ano.

Reprodução: Agência Pará

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »