Amazonas inicia processo de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
O novo documento traz inovações como a inclusão do CPF como registro geral e validações biométricas e biográficas.
O Governo do Estado do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), iniciou nesta quarta-feira (26/04) o processo para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado. A mudança atende ao Decreto nº 10.977/2022 e inclui o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral válido em todo o país, além de validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
A primeira via do documento será emitida gratuitamente em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s) da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) na capital, Manaus. O agendamento para a emissão deve ser feito através dos sites da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas. No entanto, a SSP ressalta que não é necessário solicitar a nova identidade imediatamente, pois os modelos antigos de Registro Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032.
Quem solicitou a identidade nos últimos 90 dias receberá automaticamente a nova CIN, sem a necessidade de agendamento adicional. O Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, acompanhou os primeiros procedimentos na capital e destacou a modernização do sistema de atendimento, que reduzirá o prazo de emissão de 30-90 dias para apenas 10 dias.
A nova CIN unifica os dados em um único documento, proporcionando uma base de dados mais segura e eficiente para confrontos e comprovação de identidade. É importante lembrar que, para emitir a nova identidade, é necessário ter as informações no CPF de acordo com as certidões atualizadas. Os cidadãos podem atualizar gratuitamente suas informações no site da Receita Federal.
A SSP-AM ressalta que os modelos antigos de RG continuam válidos até 28 de fevereiro de 2032, conforme determinado pelo Governo Federal.
Com informações do Governo do Amazonas.