Amazonas

Amazonas inicia processo de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

O novo documento traz inovações como a inclusão do CPF como registro geral e validações biométricas e biográficas.

O Governo do Estado do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), iniciou nesta quarta-feira (26/04) o processo para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado. A mudança atende ao Decreto nº 10.977/2022 e inclui o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral válido em todo o país, além de validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

A primeira via do documento será emitida gratuitamente em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s) da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) na capital, Manaus. O agendamento para a emissão deve ser feito através dos sites da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas. No entanto, a SSP ressalta que não é necessário solicitar a nova identidade imediatamente, pois os modelos antigos de Registro Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032.

Quem solicitou a identidade nos últimos 90 dias receberá automaticamente a nova CIN, sem a necessidade de agendamento adicional. O Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, acompanhou os primeiros procedimentos na capital e destacou a modernização do sistema de atendimento, que reduzirá o prazo de emissão de 30-90 dias para apenas 10 dias.

A nova CIN unifica os dados em um único documento, proporcionando uma base de dados mais segura e eficiente para confrontos e comprovação de identidade. É importante lembrar que, para emitir a nova identidade, é necessário ter as informações no CPF de acordo com as certidões atualizadas. Os cidadãos podem atualizar gratuitamente suas informações no site da Receita Federal.

A SSP-AM ressalta que os modelos antigos de RG continuam válidos até 28 de fevereiro de 2032, conforme determinado pelo Governo Federal.

Com informações do Governo do Amazonas.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »