Menos de 60% da população foi recenseada em Belém
De acordo com o último balanço da coleta do Censo Demográfico 2022, divulgado no início de novembro, Belém tinha recenseado 59% de sua população, estimada em, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas.
Até aqui, o Pará conseguiu recensear apenas 60,89% de sua população, desde o dia 1º de agosto, quando foi iniciada a coleta domiciliar. O estado havia contado 5,3 milhões de pessoas, em quase 1,6 milhões de domicílios.
Os atrasos no andamento da coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 obrigaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a adiar a finalização dos trabalhos (que, inicialmente, estavam projetados para se encerrar em 31 de outubro), para o início de dezembro.
Agora, a menos de um mês do novo prazo estipulado para finalização da coleta, a Coordenação Técnica Estadual do Censo informa que, em Belém, apenas 50% dos setores censitários (cada setor censitário têm, em média, 300 domicílios) são considerados “trabalhados”, ou seja, setores em que o trabalho de coleta foi, pelo menos, já iniciado.
Incentivo da prefeitura
Na reta final da coleta, o IBGE ressalta a importância do engajamento dos prefeitos e prefeitas do Pará no incentivo aos seus munícipes, por meio de ações de divulgação em seus sites e redes sociais, para que venham a receber bem os recenseadores e recenseadoras em campo. Esse apoio pode se traduzir em publicações de conteúdos referentes ao Censo 2022 em suas redes sociais e sites.
O IBGE também sugere que as administrações municipais incentivem suas equipes de comunicação a registrar o momento em que o recenseador for aos domicílios de prefeitos e secretários municipais, para produção de conteúdo a ser publicado em suas redes de comunicação junto aos moradores.
Redes sociais
O IBGE também disponibiliza materiais digitais de divulgação sobre o Censo 2022 com formato voltado para publicação em redes de Instagram, Facebook e WhatsApp, que poderão ser encaminhadas às assessorias de comunicação das prefeituras, desde que solicitados, via e-mail ou WhatsApp.
A Unidade Estadual do IBGE no Pará coloca-se à disposição para o fornecimento de materiais editáveis de divulgação ou para o fornecimento de informações sobre a coleta que possam servir de base para a execução de suas ações.
Reprodução: Agência Belém